Homenagem aos discentes Afro-Brasileiros do IFAM Campus Lábrea
Dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares.

O NEABI do IFAM – Campus Lábrea homenageia, com profundo respeito, cada discente afro-brasileiro que fortalece este Instituto com sua presença, força e beleza. Em meio à imensidão da Amazônia, vocês afirmam identidades potentes e constroem caminhos de resistência que inspiram toda a comunidade acadêmica.
Ao longo do ano, tivemos a oportunidade de celebrar e evidenciar essas trajetórias em diferentes espaços. Destacamos a exposição de fotografias realizada durante a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e na VII Mostra de Extensão, onde as belezas, as identidades e as vivências afroamazônidas ganharam centralidade e visibilidade. Do mesmo modo, promovemos espaços institucionais de debate racial na XIII Olimpíada Interclasses IFAM Campus Lábrea 2025, ação transdisciplinar, construída coletivamente com docentes e estudantes das disciplinas de Artes, Língua Portuguesa, História, Filosofia, Sociologia, entre outras, reafirmando o compromisso educativo com uma formação crítica e plural.
Também celebramos, com orgulho, o desfile de belezas afroamazônidas na mesma Olimpíada, momento de afirmação estética, cultural e identitária que valorizou a diversidade e a ancestralidade presente em nossa comunidade escolar.
Neste dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares, comemoramos especialmente nossos estudantes afroamazônidas, que carregam em suas trajetórias a ancestralidade, a luta e a coragem de quem transforma a realidade. Seus saberes, vivências e perspectivas enriquecem nossos espaços de aprendizagem e reafirmam o compromisso com uma educação inclusiva, plural e antirracista.