ENSINO

Projeto Integral Discente Amigo

Objetivo: Apoiar a inclusão e acessibilidade acadêmica dos estudantes com deficiência do campus Lábrea garantindo sua participação no processo escolar, estabelecendo autonomia, possibilitando assim seu desenvolvimento pessoal e social.

Reunião com os professores da turma do aluno em acompanhamento.

Coordenador: Raquel Batista Canté, Raimundo Nonato Carlos arruda.

Objetivo: Apresentar o perfil do aluno e possíveis estratégias de adaptação de atividade. Foi solicitado uma convocatória de reunião para os professores da turma do 1o AGR para tirar dúvidas, com escuta ativa dos relatos dos professores, suas angústias e possíveis intervenções.

Agenda Escolar para organizar as atividades escolares.

Coordenador: Raquel Batista Canté, Raimundo Nonato Carlos arruda

Objetivo: Estimular/orientar a organização das atividades escolares e manter acompanhamento das tarefas. Com ajuda do Discente Amigo, os alunos organizam as datas de entrega das atividades e depois vão até a sala da CAPNE para realizá-las através de pesquisas na internet, ou atendimentos individualizados com a Pedagoga do AEE e a Cuidadora de Educação Especial.

Ficha Individual de Observação Docente.

Coordenador: Raquel Batista Canté, Raimundo Nonato Carlos arruda

Objetivo: Obter o retorno da observação dos professores sobre os alunos em acompanhamento.  Realizar a observação direta e preencher um questionário, o qual será devolvido para a CAPNE.

Plano de Atendimento Individual/PAI.

Coordenador: Raquel Batista Canté, Raimundo Nonato Carlos arruda

Objetivo: Melhorar o desempenho acadêmico em uma disciplina específica e o desenvolvimento de habilidades de estudos mais eficazes.  Desenvolver ações para atender as necessidades específicas dos alunos a fim de garantir o acesso aos conhecimentos escolares com autonomia.

Minicurso: Trilhas para a Educação Inclusiva: os alunos em ação

Coordenador: Raquel Batista Canté, Karolyne Jacinto da Silva, Maria Raimunda da Silva Rodrigues.

Objetivo: Minicurso com objetivo de apresentar dinâmicas para sensibilizar os alunos sobre a educação inclusiva utilizando a estratégia e as técnicas de auxílio do Colega Tutor.

Acompanhamento nas atividades esportivas

Coordenador: Raquel Batista Canté, Raimundo Nonato Carlos arruda, Maria Raimunda da Silva Rodrigues.

Objetivo: Incentivar e promover o autocuidado e acesso a prática de atividades físicas sistematizadas, aliadas à frequência escolar e entrega das atividades. É importante que alunos com deficiência tenham a oportunidade de frequentar a Academia, pois além dos benefícios para a saúde física e bem-estar, a academia oferece um ambiente inclusivo onde esses alunos podem se sentir parte de uma comunidade.

Reuniões bimestrais com as famílias

Coordenador: Raquel Batista Canté, Raimundo Nonato Carlos arruda

Objetivo: Estabelecer uma parceria visando a permanecia e êxito dos alunos. A Educação Inclusiva é um processo que exige a participação do maior número de pessoas envolvidas na rotina do aluno, a família é a personagem principal, pois assim podemos ter um retorno mais significativo das propostas implementadas e poderemos fazer os ajustes necessários ou substituição de estratégias, visando sempre o desenvolvimento do aluno. Através de convite mensal no grupo do Discente Amigo, foi proposto fazer um encontro mensal com os pais na sala da CAPNE, para apresentação do relatório de acompanhamento de cada aluno e também ser um espaço de rede de apoio para a família.